Por Clóvis Albuquerque, nutricionista
Quem nunca ouviu alguém dizendo: “Comi um pedaço de bolo, vou ter que correr tantos quilômetros para gastá-lo”? Será que essa afirmação está correta?
De fato, imaginando um treino de corrida com uma hora de duração, teremos um gasto energético elevado, que pode igualar ao consumo deste bolo, por exemplo. Mas e o que você come ou ainda comerá durante o dia? E o quanto você comeu a mais nos outros dias e não gastou? Por quanto tempo você treinará para compensar isso?
Você quer igualar o gasto de quinhentas calorias de um treino que utilizou músculos, hormônios, reservas de carboidrato e gordura ao consumo unicamente de carboidrato, que o seu excesso será convertido em gordura?
Será melhor optar por ingerir um alimento rico em gordura, que é inflamatório e levará você a uma baixa do sistema imune, ou investir em algo saudável, que lhe trará saúde?
Veja só:
200 ml de cerveja = 84 kcal
200ml de iogurte desnatado = 66 kcal
200 ml de suco de abacaxi sem açúcar = 55 kcal
Viu? Reparou que a quantidade de calorias entre eles é bem próxima? O que cada um causará no seu corpo é o que faz toda a diferença e realmente importa. A escolha é sua!