O Dia Mundial da Saúde é comemorado todos os anos na mesma data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada, em 7 de abril de 1948. O lema escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a campanha deste ano foi “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”.
A saúde universal abrange uma gama de serviços de saúde, entre eles promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos – que devem ser de qualidade, integrais, seguros, eficazes e acessíveis a todos. O principal objetivo da campanha deste ano é aumentar a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal, além dos benefícios que isso pode trazer.
Em 2017, o tema do Dia Mundial da Saúde foi a depressão. Com o lema “Vamos conversar”, a OPAS/OMS reforçou que existem formas de prevenir esse transtorno e também de tratá-lo, considerando que ela pode levar a graves consequências. A campanha defendeu que conversar abertamente sobre depressão pode ser o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele.
Saúde e atividade física
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo. A falta de atividade física é um fator de risco chave para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs), como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
(Fonte: Blog da Saúde – Ministério da Saúde)