Atualmente, muitas crianças têm preferido passar horas no computador ou no vídeo game ao invés de brincar com outras crianças “ao vivo”. É claro que precisamos nos adaptar às mudanças do mundo e compreender que a infância de hoje não é mais como era antigamente, assim como no futuro a infância também não será como é nos dias de hoje, mas é importante encontrar um equilíbrio.
A prática de atividade física traz diversos benefícios não somente para o corpo das crianças, mas para a mente delas. Criança que se exercita é mais disposta, alegre, e provavelmente será um adulto mais saudável!
Essa prática de esportes deve ir além das aulas de educação física e, de preferência, com diversificação de modalidades para que todas as capacidades da criança se desenvolvam. Por exemplo: atividades coletivas, como futebol, basquete e vôlei desenvolvem a cooperação e ajudam a criança a se relacionar melhor, já que ela precisará interagir com outras crianças. Modalidades individuais, como as lutas, estimulam o equilíbrio emocional. Ambas, no entanto, desenvolvem a coordenação motora e permitem trabalhar todos os músculos do corpo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os exercícios devem ser praticados pela durante, pelo menos, uma hora por dia. Antes de escolher alguma modalidade, observe quais habilidades a criança precisa desenvolver e do que ela gosta. Se preciso, converse com um profissional da área.
A Upper oferece diversas atividades para as crianças, confira!
Foto: reprodução internet.