A UPPER também veste a camisa do Outubro Rosa para reforçar a importância da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 💗
A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.
Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis. Porém, fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal são, em princípio, passíveis de mudança.
Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar é também um fator protetor.
É muito importante que a mulher conheça o seu corpo e que informe ao seu médico caso identifique algum caroço ou algo anormal na região dos seios.
As informações são do INCA (Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde).