Por Clóvis Albuquerque, nutricionista
Frequentemente, vemos a mídia bombardeando determinados alimentos e tornando-os “vilões” da nossa alimentação. Quem nunca ouviu que ovo aumenta o colesterol ou que abacate é muito gorduroso? Será que é verdade? Ou mito?
“Ovo aumenta o colesterol!”
De fato, o ovo tem uma pequena relação com o colesterol e sua gema influencia mesmo nos indicadores bioquímicos dessa gordura. Mas sua restrição só deve existir quando a pessoa já possui um nível de colesterol elevado e o controle é necessário.
Nesse caso, vários outros alimentos também deverão ter seu consumo limitado, como: carne vermelha, gorduras diversas (principalmente saturada), carnes gordurosas (picanha, cupim, alguns cortes de porco, partes de galinha com pele), sendo o ovo o menos nocivo entre todos esses citados!
“Não coma abacate, ele engorda!”
O abacate é uma fruta rica em gordura sim, mas trata-se de uma ‘gordura boa’.
As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são importantes para diversas funções no organismo, como por exemplo auxiliar no controle do LDL (‘colesterol ruim’). O problema é o seu excesso e a interação entre outros tipos de gordura. Portanto, não é o abacate que engorda e sim a forma que se come e o total de alimentos consumidos durante o dia.
“Se quer emagrecer, coma tapioca!”
Vamos esclarecer uma coisa: tapioca é carboidrato simples. Exato, carboidrato similar ao pão, ao arroz e às farinhas. Logo, 50 g de tapioca é sim equivalente à 50 g de pão francês (1 unidade média). Trocar pão por tapioca muitas vezes não funciona, pois seu consumo de carboidrato é mantido.
Alguns dirão que a tapioca não tem glúten. Concordo.
Mas quem não tem problemas na digestão do glúten não tem porque retirar este nutriente dos hábitos alimentares. Falaremos mais sobre isso nas próximas postagens!
Imagem: Freepik