Por Clóvis Albuquerque, nutricionista
Muitos pacientes questionam o uso da lactose, a presença da lactose na dieta, e eu sempre faço a seguinte pergunta: “Você tem alergia ou intolerância à lactose?”. A resposta na maioria das vezes é “não”.
O fato é que quem tem uma produção normal da enzima lactase (responsável pela digestão da lactose a nível intestinal), não terá problemas com a lactose.
Afirmações como: a lactose engrossa a pele, prejudica o sistema imunológico, engorda e/ou prejudica a perda de gordura corporal, prejudica o treino e atrapalha a digestão dos alimentos são mitos!
Somente quem tem deficiência na produção da lactose e/ou alteração genética enfrentará esses problemas.
Vale lembrar que produtos sem lactose, na maioria das vezes, não são isentos de carboidrato. A lactose (carboidrato do leite) é substituída por maltodextrina.
“Fulano retirou a lactose da dieta e perdeu peso”. “Ciclano fez dieta sem lactose e ‘secou’ em 15 dias”.
Ok. Retiraram a lactose da rotina alimentar.
Mas alguém investigou as coisas a mais que eles fizeram? Ou você acredita mesmo que para ter os resultados divulgados eles apenas retiraram a lactose da dieta?
Certamente, a pessoa retirou a lactose, melhorou seus hábitos alimentares, praticou atividade física regular, teve maior controle sobre a alimentação e com isso alcançou seus resultados.
Não há um determinado nutriente que deva ser retirado para que os resultados com melhora de perfil corporal sejam obtidos, mas sim um conjunto de ações que farão com que o resultado aconteça.
Por isso, se você quer melhorar a sua saúde, estética corporal, treinos… procure um nutricionista!