A campanha Setembro Amarelo, que tem por objetivo a prevenção ao suicídio, é realizada anualmente por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria junto ao Conselho Federal de Medicina e do CVV (Centro de Valorização da Vida).
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Desta forma, as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.
O foco central da campanha é a necessidade de identificação dos sinais que um suicida emite, da prevenção e das ações de apoio ao paciente no interior dos lares, locais de trabalho, e, principalmente, o encaminhamento à terapia especializada.
A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos, afinal existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Não esqueça, falar é sempre a melhor solução!
Patrícia Perez, psicóloga