Tem uma galera feliz pela chegada das festas juninas, mas com isso vem o peso na consciência: broa, cocada, caldos, canjica, paçoca, é muita comida boa pra comer e o controle é perdido.
Aqui vão algumas dicas para que este não seja o fim dos seus bons hábitos e você não perca seus resultados.
• Evite ter esses alimentos em casa. Quanto mais você os vê, mais vontade de comer você terá.
• Evite sair da rotina o dia inteiro no dia da festa. Se a festa é à noite, saia da rotina apenas de noite. Não é porque você vai “jacar” à noite, que terá que perder o dia inteiro.
• Não fique horas sem comer para ir às festas, isso aumentará seu apetite e você vai descarregar na comida.
• Mantenha o consumo de água normal, de 2 a 3 litros distribuídos ao longo do dia. Isso também auxiliará na relação de ansiedade.
• Evite medidas extremas porque comeu muito. Comeu? Paciência. Durante a semana, de volta aos bons hábitos e treinos regulares, você desgasta as estripulias do final de semana.
Se a sua dieta é restrita, não tem jeito, a recomendação é evitar. E caso você prepare os alimentos típicos, opte sempre pela utilização de leite desnatado, leite condensado desnatado e adoçante forno e fogão. Estas poucas modificações já diminuirão o valor calórico das preparações, além de diminuir a quantidade total de carboidrato e gordura, os grandes vilões dessas festas.
Clóvis Albuquerque
nutricionista