A prática do Stand up paddle (SUP) pode ser uma experiência muito divertida e saudável, mas requer alguns cuidados:
1 – Equipamento de segurança – O uso de coletes salva-vidas, especialmente para quem está iniciando no stand up paddle é muito importante. Contudo, não são coletes comuns, pois os coletes conhecidos inibem a movimentação do praticante. Recomenda-se a utilização de coletes mais finos, próprios para a prática de stand up paddle, pois eles visam apenas uma flutuação mínima necessária, não se tratando de um equipamento de segurança para alto mar ou para corredeiras.
2 – Cuidar da postura – O stand up paddle trabalha muito o centro de gravidade do praticante, o que é ótimo para a coluna, ligamentos e musculatura abdominal. Contudo, é importantíssimo permanecer com uma postura correta. Primeiramente, alinhe os seus pés paralelamente, lado a lado (como se você estivesse parado). Afaste-os quase na largura de seus ombros. Flexione levemente os joelhos. Quando for remar, não incline o tronco para frente, apenas agache um pouco, levemente, e mantenha o tronco ereto, na vertical.
3 – Não reme cansado – O cansaço é uma constante para quem inicia o stand up paddle surf. Com o tempo, você poderá permacecer várias hora remando. Mas no início, recomenda-se que, aos primeiros sinais de cansaço, o praticante pare imediatamente de remar. Isso pode ser feito na própria prancha, já que ela flutua e permite que você fique até deitado ou sentado nela. O recomendável, no entanto, é que a parada seja efetuada fora da água.
4 – Aprenda técnicas de queda – Nunca caia, jogue-se! E procure não afundar muito em relevos ou profundidades desconhecidas. Quando perder um pouco o equilíbrio, busque-o ficando agachado. Assim, se a queda for inevitável, o impacto será menor, pois o corpo estará próximo da água.
5 – Reme em dias de pouco vento – O vento atrapalha um pouco a prática do stand up paddle, principalmente para iniciantes, pois o nosso corpo serve como uma “vela” e podemos ser empurrados pelo vento a direções indesejadas. Assim, na hora de planejar uma remada, é importantes atentar-se a esses detalhes.
6 – Reme em locais conhecidos e de água parada – Quem inicia não tem nenhuma noção de manobras e do comportamento da prancha. Dessa forma, a iniciação em água parada permite ao praticante a simbiose com a prancha. O SUP não é um esporte que exige força ou resistência do praticante, exige, sim, jeito, afinidade entre o praticante e a prancha. O corpo responde instintivamente com a água. Com o passar do tempo, o praticante não presta mais atenção no equilíbrio, é uma questão de costume.
7 – Faça aulas para adiantar processos de conhecimento – Aconselha-se que o praticante faça algumas aulas para aprender a remar corretamente e aproveitar o melhor do condicionamento físico que este esporte pode proporcionar. A prática orientada sempre proporciona um aprendizado mais rápido e seguro.
8 – Não reme sozinho – Talvez a nossa melhor dica para iniciantes. Nunca reme sozinho. Procure sempre a companhia de um amigo. Além de mais agradável, é mais seguro. Remadas em grupos maiores são bem mais legais.
(Fonte: Supsurf.com)