Nossa dica outdoor de hoje é a Canoa Havaiana, um esporte que proporciona diversos benefícios à saúde e a oportunidade de remar em paisagens incríveis!
Também conhecida por va’a, outrigger, canoagem polinésia ou oceânica, a canoagem havaiana é uma ótima alternativa para quem deseja sair um pouco da rotina de treinos na academia e entrar em contato com a natureza.
Ideal para pessoas de todas as idades e de fácil aprendizado, a Canoa Havaiana melhora o condicionamento físico, trabalha os músculos dos ombros, braços, costas e abdominais, e ainda ajuda a combater a ansiedade e a depressão. “Convivemos com tartarugas, cardumes saltando na nossa frente, aves aquáticas dando rasantes e algumas vezes até golfinhos”, conta Theo Andrade, instrutor do Rio Ocean Club (ROC), que fica situado no posto 2 da Praia do Flamengo.
A canoa comporta até seis pessoas. Isso, segundo Theo, ensina muito sobre trabalho em equipe: “Precisamos aplicar na prática lições de planejamento, sinergia, foco e liderança. Lapidamos isso no mar e levamos o bom exemplo para nossas casas e ambientes profissionais”, ensina.
O médico e atleta Felippe Boni Guerra, de 41 anos, também destaca a importância do conceito de grupo: “Uma das coisas mais legais na Canoa Havaiana é que ela naturalmente promove a união entre pessoas. Num mesmo barco a gente pode ter alguém remando forte e outro com menos preparo físico, sem problema algum”, afirma.
Felippe conta que encontrou na canoagem uma excelente forma de aliviar o estresse: “A canoagem nos oferece a natureza de um jeito maravilhoso. E ao mesmo tempo que você descarrega energia ruim, se abastece de energia boa”, descreve. No entanto, o médico alerta: é preciso ter cuidado. “A Canoa Havaiana é muito legal, mas bem viciante! Comprei minha OC1, uma canoa para um, já vendi e comprei uma melhor agora”, diverte-se.
No ROC, as aulas para iniciantes acontecem às terças e quintas, das 7h20 às 8h50, e aos sábados, das 8h às 10h20. Para os mais experientes, existem outras opções de horário. Menores de idade devem ter no mínimo 13 anos e estar acompanhados do responsável.
Quanto a restrições, o professor reforça que realmente não existem: “A canoagem oceânica é um esporte para pessoas comuns, como nós, que o fazemos antes ou depois do trabalho”, garante. No entanto, ele lembra que pessoas muito acima do peso podem encontrar dificuldades para entrar na canoa, já que ela é muito estreita. “Outra recomendação é que o praticamente saiba nadar”, destaca.
O que levar:
Água, boné e protetor solar
O que vestir:
Roupas esportivas (de academia, corrida, surf etc.)
Mais informações:
Rio Ocean Club – www.riooceanclub.com