Depois do Carnaval, blocos, avenida, festas, bebidas e comidas que rolaram no feriado prolongado, o corpo precisa de cuidados para voltar à rotina alimentar, preocupando-se sempre com a saúde.
Álcool em excesso, comidas gordurosas, noites mal dormidas e pouca hidratação trazem quilinhos a mais e muita retenção hídrica.
Nossa nutricionista Luciana Sampaio vem então nos trazer dicas e receitas preciosas para limpar o organismo de forma saudável!
A principal dica é começar os seus dias consumindo água, pois a hidratação promove a desintoxicação. A água de coco natural, os chás com propriedades diuréticas, como hibisco e cavalinha, são boas opções para desinchar. Para não fazer uso de açúcar ou adoçante, a dica é adicionar pedaços de frutas, como abacaxi, maçã ou limão.
É importante excluir os produtos industrializados, já que eles não trazem benefício nenhum para a sua saúde e são ricos em açúcares, gorduras, sódio, farinhas refinadas, corantes, conservantes e aromatizantes.
Outra boa dica é investir em uma alimentação sem carboidratos refinados, por exemplo: pães, bolos e biscoitos. Aposte em carboidratos complexos, como as raízes (batata doce, aipim, inhame e batata baroa) e consuma frutas de baixo índice glicêmico, como por exemplo melão, kiwi e morango.
O famoso suco verde não pode ficar de fora das dicas. Ele é uma boa opção para auxiliar no processo detox, favorecendo a eliminação das toxinas do organismo.
Para o preparo do suco verde, você vai precisar de:
– Folhas verdes (como couve ou espinafre)
– 1 fruta de sua preferência (laranja, abacaxi, maçã etc.)
– Folhas de hortelã
– Gotas de limão (auxilia no processo digestivo)
– 1 rodela de gengibre (excelente anti-inflamatório)
– Fibras (como aveia, chia, linhaça ou psyllium, que ajudam no funcionamento do intestino e na saciedade)
A dica para o almoço e o jantar é investir nos legumes e verduras, que são ricos em fibras, vitaminas, minerais, além de compostos antioxidantes. Abuse das ervas naturais, como salsinha, manjericão, alecrim ou outra de sua preferência, e dessa forma não será preciso incluir sal nas preparações.
Com as proteínas, opte por carnes magras brancas, como peixes e frangos, ou ovos. As leguminosas, como por exemplo o grão de bico e a lentilha, são ótimas para compor as refeições nesse período. Sopas e cremes de legumes, como chuchu, abobrinha, brócolis, cenoura e abóbora também são bem-vindos.
Faça uma alimentação equilibrada e com alimentos naturais. Coma comida de verdade!
Quer mais dicas? Marque sua consulta com a nutri Luciana Sampaio através do WhatsApp (21) 98181-1047.
Facebook: nutricionistalucianasampaio
Instagram @nutricionistalucianasampaio