Praticar exercícios físicos pode ser muito benéfico para a saúde, mas para usufruir dessa prática de forma mais segura e eficaz, o ideal é estar em dia com a sua avaliação funcional!
A professora e coordenadora das aulas coletivas da Upper, Claudia Rangel, explica que a avaliação funcional é importante não somente para verificar peso, altura, medidas e porcentagem de gordura do aluno. Durante a avaliação, outras particularidades, como possíveis diferenças de perimetria dos membros (superiores ou inferiores), são verificadas.
“Também fazemos uma avaliação postural, fundamental para indicar se o aluno possui algum desvio que possa ser corrigido com a série de musculação, assim como evitar o agravamento desse desvio por sobrecarga com exercícios. Da mesma forma, podemos passar exercícios para fortalecer a musculatura, melhorar o desvio ou evitar que ele avance”, observa. “Não podemos esquecer de mencionar a anamnese, onde o aluno fala sobre o histórico de dores, lesões, doenças significativas, medicamentos, histórico familiar, e verifica frequência cardíaca e pressão arterial”.
Segundo Claudia, a avaliação funcional é indicada no momento em que o aluno entra na academia e a cada quatro ou seis meses. “Essa reavaliação é ideal para que o aluno possa acompanhar sua evolução e para que nós, professores, possamos fazer algum ajuste necessário no planejamento dos seus exercícios”.
Agende sua avaliação hoje mesmo na recepção ou ligue para 2553-3485.