É galera, o frio chegou! Mas ninguém precisa – e nem deve! – parar de praticar exercício físico.
Aqui vão algumas razões para você não abandonar suas atividades:
1- Os benefícios do exercício físico para a saúde acontecem de forma crônica, necessitando continuidade para sua manutenção.
É preciso estar ativo para manter a promoção da saúde. Portanto, parar as atividades por três meses (uma estação) é abrir mão da saúde física e mental durante esse período.
2- A construção de uma boa forma física não é feita em apenas uma estação. Para chegar no verão em boa forma, é preciso dedicar-se nas estações que o antecedem!
3- Existe uma tendência de se consumir mais calorias no inverno, com preferência para carboidratos (principalmente massas) e gorduras (chocolate quente etc.).
Para evitarmos um ganho de peso indesejado, temos que manter nosso gasto energético elevado nas atividades físicas.
4- A baixa temperatura pode ser uma aliada na melhora da performance!
Em cidades com clima mais quente, como o Rio de Janeiro, o inverno costuma ser brando, o que permite uma prática mais agradável de exercícios nessa época do ano. Nas cidades com inverno mais rigoroso, procure ambientes fechados e aclimatados para se exercitar, como academias, clubes e estúdios.
5- Na tentativa de produzir calor e aquecer o corpo, nosso metabolismo fica mais acelerado em temperaturas mais frias, ou seja, gastamos mais calorias no inverno! Desta forma, podemos aproveitar a estação para queimar mais calorias durante os treinamentos.
(Colaboração: Thiago Pita – coordenador da Fisiofit)