A capoeira não é apenas uma arte marcial brasileira, ela faz parte da nossa história e em 2014 recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Ela é caracterizada por ter golpes rápidos e movimentos complexos: chutes, joelhadas, cotoveladas e acrobacias em solo ou no ar fazem parte dessa arte marcial que mistura, dança, luta, esporte e cultura.
Benefícios da capoeira para a saúde
A capoeira consegue trabalhar todo o corpo em apenas uma aula. Você movimentará membros inferiores e superiores além de fortalecer os músculos do tronco e do abdome favorecendo o equilíbrio do corpo evitando problemas de coluna.
Funcional: por trabalhar todo o corpo, a capoeira também é responsável por melhorar o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético usando para isso apenas o próprio peso do corpo.
Flexibilidade e coordenação: muitos dos golpes da capoeira exigem que você fique equilibrado em um único membro e para fazer esses movimentos da maneira correta é preciso desenvolver elasticidade que acontece com o tempo, quanto mais você pratica maior a sua elasticidade.
Reduz o estresse: apesar de não ser um esporte tão convencional como musculação ou corrida, a capoeira também libera endorfinas no nosso corpo, substâncias que nos deixam mais leve e com uma sensação de bem-estar. Assim, é uma ótima prática para fazer depois do trabalho ou logo ao acordar.
(Fonte: Malhar Bem)