2017
Que atividade física regular faz bem para a saúde, todos nós sabemos! Mas e durante a gravidez? A mulher deve treinar? Pode treinar?
Na verdade, a atividade física também é benéfica para as gestantes e quase todas podem praticá-la. A exceção fica por conta de mulheres que apresentem alguma condição de saúde especial, como doenças cardíacas, pulmonares, gestações múltiplas ou sangramentos frequentes, por exemplo.
Por isso, antes de iniciar qualquer exercício é muito importante consultar um médico para que ele possa avaliar as condições de saúde da gestante e liberá-la para essa prática.
A professora da Upper, Claudia Rangel, contou pra gente como tem sido sua rotina de treinos durante a gravidez da sua princesinha Julia. Aos 33 anos, Claudinha está na 33ª semana de gestação: “Quando soube da minha gravidez, procurei um obstetra que me recomendou diminuir a carga de exercícios diários no primeiro trimestre, por conta do risco de aborto espontâneo”, explicou Claudia. “Segui as orientações e retomei os treinos de musculação e aeróbicos somente quando entrei no segundo trimestre, observando algumas restrições, como evitar exercícios em decúbito dorsal, cargas exageradas e exercícios conjugados”.
Claudia procura trabalhar no fortalecimento de costas para evitar dores nas costas e na lombar. “Também faço alguns exercícios, como agachamentos e adução de quadril, com o objetivo de treinar o assoalho pélvico para o parto normal”, ensina. Ela garante que se sente muito bem com a atividade física e que não sofre com a famosa lombalgia gestacional, uma dor frequentemente relacionada à gestação: “Continuo trabalhando e treinando de 3 a 5 vezes por semana”, comemora.
A professora também faz questão de lembrar sobre a importância de manter uma boa alimentação durante este período: “Estar bem nutrida é importantíssimo nessa fase e faz toda a diferença na disposição para o treino”, garante.
Para finalizar, Claudinha dá uma dica importante para todas as futuras mamães: “Mesmo quem já treina, é importante avisar ao professor sobre a gravidez, tirar dúvidas sobre os exercícios e o que deve mudar na série”. Portanto, procure sempre a orientação de um profissional de educação física.
Benefícios esperados com a atividade física regular:
- Prevenção das dores lombares
- Redução das alterações de marcha ao longo dos 9 meses
- Condição de manter a rotina das atividades diárias
- Redução do risco de pré-eclâmpsia (hipertensão gestacional)
- Redução do risco de diabetes gestacional
- Menor incidência de veias varicosas ou trombose em veias profundas
- Menor risco de parto prematuro
- Melhora do humor e sensação de bem-estar
- Diminuição da fadiga, estresse, ansiedade e depressão
- Melhor recuperação após o parto e recuperação do peso anterior à gravidez
- Maior probabilidade de continuar a prática de exercícios após o nascimento do bebê.
Confiram esta entrevista com o médico ginecologista e obstetra Eduardo Zlotnik, do Hospital Israelita Albert Einstein, produzida pelo site M de Mulher. Nela, o especialista fala sobre a importância da atividade física na gravidez, quando ela é contraindicada, quais exercícios são recomendados e os cuidados que a gestante deve tomar ao praticar esportes.