Muitas vezes, ao pensar em alimentação, focamos em calorias, carboidrato, gordura, proteína… Para os praticantes de atividade física, falou em carboidrato, dá repulsa! Falou em proteína, os olhos brilham! Mas a alimentação vai muito além disso! Muito além dos macronutrientes.
Os micronutrientes terão sua interação como um fator igualmente determinante para resultados estéticos, saúde e performance física.
“Não misture manga com leite!”
Você já ouviu falar que não se toma leite com manga? Ou que esta combinação faz mal? Isso é um mito, mas esse ditado traz uma curiosidade sobre os micronutrientes citados. Como assim?
A manga é um alimento rico em Vitamina C, um potente antioxidante. O leite, por sua vez, é rico em Cálcio, um mineral presente nos ossos e importante para a contração muscular. A curiosidade entre eles é que quando consumimos uma fonte de Cálcio junto com uma fonte de Vitamina C, a Vitamina C não será absorvida. Logo, perderemos este micronutriente.
Outro exemplo: “Coma laranja após o almoço porque melhora a anemia”. Na verdade, existem três tipos de anemia: a deficiência de Ferro, Vitamina B12 ou ácido fólico. A Vitamina C presente na laranja é um agente facilitador e potencializador da absorção de Ferro durante esta refeição.
Lembre-se sempre de que o nutricionista é o profissional responsável por essa adequação, cabe a ele fracionar os alimentos e seus substitutos para uma alimentação rica em micronutrientes e ajustada ao perfil dos macronutrientes. Dieta é com nutricionista, não arrisque sua saúde!
Os resultados virão através de uma boa alimentação, boas noites de sono e uma atividade física orientada por profissionais de Educação Física.
Gostou? Quer saber mais? Então fique ligado aqui no site da Upper!
Clóvis Albuquerque @clovisnutri
nutricionista